Conta de Energia Mais Cara no DF

Conta de energia mais Cara

 

Reajuste para residências é de 5,75%; no comércio, conta sobe 5,94%.

Consumidores residenciais de Brasilia (DF) estão pagando 5,75% a mais na conta de luz desde a segunda-feira, 26. Estabelecimentos comerciais contarão com aumento de 5,94% na tarifa e indústrias e comércios de grande porte pagarão 6,43% mais caro pela energia.

O reajuste foi aprovado  pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é referente a um aumento anual que ocorre na data de aniversário do contrato de concessão, após avaliação dos gastos com a prestação de serviço.

“Esse reajuste é previsto nos contratos de concessão das distribuidoras do Brasil todo. A nossa data de aniversário foi agora, dia 26 de agosto. Esse reajuste é em função dos custos da cadeia de produção – geração e transmissão de energia, os encargos setoriais e a parcela da CEB”, explicou o superintendente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Reinaldo Lima Rosa.

Apesar do aumento, o serviço prestado pela CEB não apresenta histórico de melhoras. Em 2012, a CEB ficou em antepenúltima colocação (33º lugar) no ranking de continuidade de serviço das grandes distribuidoras do país, à frente apenas da Celg, de Goiás, e da Celpa, do Pará. Em 2011, a posição era um pouco melhor – 27º lugar.

“Esse índice de continuidade reflete a qualidade do serviço. No ano passado, particularmente, a gente teve alguns eventos que prejudicaram nosso desempenho. Para resolver isso, a gente tem feito investimentos nas subestações e linhas e temos que continuar fazendo isso”, afirmou Rosa.

(fonte: G1)