As tomadas, e consequentemente os plugues, permitem que equipamentos elétricos sejam conectados à corrente alternada. Eles se diferencial pela tensão (voltagem), pela corrente (amperagem), pelo formato, tamanho e tipo de conectores. Os tipos usados em cada país são definidos por seus padrões nacionais, alguns listados na Comissão Internacional Eletrotécnica (IEC) no relatório técnico TR 60083 (em inglês), Plugues e tomadas para uso doméstico geral em países membros da IEC.

Começou-se a utilizar nos anos 1880, para substituir conexões diretas às instalações elétricas, com isso obteve-se mais conveniência – afinal um equipamento poderia ser ligado em mais de um lugar – e segurança. Hoje há 22 tipos diferentes de tomadas e alguns tipos obsoletos ainda são encontrados em construções mais antigas.

Há também tomadas multi-padrão (mais de um padrão na mesma tomada), adaptadores (improvisados ou não, aprovados ou não) que provavelmente não oferecem o mesmo nível de segurança de um conector padrão.

Quais são esses padrões então:

  • Brasil (IEC 60906-1 (NBR 14136) (Type N)

File:Tomada Brasileira - IEC 60906-1 20A, 250V.JPG

Criado em 1986 pela IEC para ser utilizado como padrão na comunidade europeia, foi deixado “em espera” em meados dos anos 1990.

Usado compulsoriamente desde 2010, é muito semelhante ao padrão Suíço (mais abaixo) e possui dois tipos: 10A com pino de 4mm de diâmetro e o 20A com pino de 4,8mm de diâmetro.

Também é utilizado na África do Sul

  • Argentina (IRAM 2073 e 2071 (10 A/250 V)) (Type I) e Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Tonga, Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné e China (
  • AS/NZS 3112 (Australásia 10 A/240 V)) (Type I)

     

    image
Também utilizado no Brasil para ligações principalmente de ar condicionado, lava-louças e fornos, é um plugue que permite que se utilize correntes mais altas, com variantes de até 32A

 

  • Grã-Bretanha
    • BS 546 (Entrando em desuso)

       

      BS-546-3-pin-plugs-4.jpg

      BS 1363 (Type G)

      Também usado na Irlanda, Hong Kong, Malta, Chipre, Malásia, Cingapura, Arábia Saudita e alguns outros países, é o mais comum dos padrões britânicos

      O fato curioso é que o conector possui um fusível de proteção:

       

      Examples of rewireable, and moulded on plugs

      BS 4573 (Barbeadores)

      Usado quase que exclusivamente em banheiros, são compatíveis com o EuroPlugue

  • EuroPlugue

File:Euro-Flachstecker 2.jpg

Dois pinos de 4mm de diâmetro distantes 19mm, ausência de aterramento é o plugue mais popular ainda utilizado. Ele é compatível com o padrão brasileiro e é além de padrão europeu é usado também no oriente médio (Irã), na maioria das nações africanas, na América do Sul (Chile, Argentina, Peru e Bolívia, além do Brasil), Ásia (Índia, Bangladesh, Sri Lanka, Indonésia, Paquistão e Coréia do Sul) bem como na Rússia e as antigas repúblicas soviéticas, como Ucrânia, Armênia, Geórgia e muitos outros países. Também é usado em conjunto com o BS1363 em muitos países, particularmente em países que foram colônias britânicas.

 

Continuamos amanhã!